InícioAnálises de CriptomoedasÍndice de Medo e Ganância do Bitcoin

Índice de Medo e Ganância do Bitcoin

O que é Índice de Medo e Ganância do Bitcoin. Veja neste artigo como é calculado esse indicador que pode ajudar bastante na hora de se decidir a entrar ou sair do mercado, levando em consideração alguns fatores decisivos para a formação de uma tendência

Índice de Medo e Ganância do Bitcoin – O que é e como funciona

Se você ainda não conhece o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin, esse é um indicador que pode ajudar em muito na hora da sua tomada de decisão de compra ou venda.

Todos nós sabemos que o comportamento das criptomoedas, principalmente do Bitcoin – BTC, é extremamente emocional.

É uma reação normal que na medida em que os preços sobre, as pessoas passem a ficar cada vez mais gananciosas, o que deixa alguns investidores cegos para alguns indicadores.

Também é normal que em momentos de baixa do mercado, as pessoas tendam a vender suas criptomoedas com medo de perder dinheiro.

O Índice de Medo e Ganância do Bitcoin é uma ferramenta que tenta justamente alertar aos investidores sobre essas situações extremas e funciona como mais um indicador na hora de tomada de decisões.

Como Funciona o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin

O funcionamento do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin, conhecido como Fear and Greed Index, é muito simples e tem uma lógica igualmente simples.

Em uma situação de Medo, temos um nítido sinal de que os investidores estão muito preocupados com as cotações da Bitcoin.

Com o indicador nessa área, temos aí uma possível oportunidade de compra, pois o mercado está retraído e isso força os preços para baixo.

Já no outro extremo, em um momento de Ganância, temos uma sinalização de que os investidores perderam um pouco a noção de risco e foram tomados pela euforia.

É um momento em que o investidor precisa tomar muito cuidado, pois com o indicador nessa área, temos um sinal de que uma correção de preços pode estar por perto.

Em resumo, o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin funciona como um termômetro do mercado. Ele trabalha em uma escala que vai de 0 a 100.

Quando ele está em 0, significa que estamos em um momento de medo extremo, ao passo que quando ele atinge o nível de 100, temos uma situação de ganância extrema. É o que chamamos de uma zona de medo extremo.

Índice de Medo e Ganância do Bitcoin

Simples, você não concorda? Ele simplesmente analisa o sentimento do mercado de criptomoedas, através de seu ativo de maior destaque e volume, o Bitcoin.

Estrutura de Cálculo do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin

O Índice de Medo e Ganância do Bitcoin é calculado pelo site Altenative, e leva em consideração cinco indicadores em seu cálculo diário, que publicamos aqui no Cripto Point com atualização diária.

Os dados analisados para a composição do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin são os seguintes:

Vejamos então mais detalhes sobre os cinco componentes do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin para entender melhor o seu funcionamento e forma de avaliação do sentimento do mercado.

1 – Volatilidade do Mercado – Ponderação de 25%

O primeiro fator analisado é a volatilidade do momento comparada com seu histórico e valores médios nos últimos 30 e 90 dias de cotações.

Esse é um indicador clássico, já que um aumento fora do normal nas cotações do Bitcoin é um sinal clássico de um mercado receoso.

2 – Momento e Volume do Mercado – Ponderação de 25%

O segundo fator de cálculo para o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin é uma avaliação sobre o volume de negócios atual e a dinâmica do mercado cripto, fazendo a comparação com os valores médios dos últimos 30 e 90 dias.

A lógica desse fator é que valores elevados de compra em um mercado de alta significa que o sistema está extremamente ganancioso e com uma tendência de alta.

3 – Redes Sociais – Ponderação de 15%

Este é um fator do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin calculado pela Alternative com base em comentários feitos nas redes sociais Reddit, ainda em fase beta e também no Twitter.

Ele é baseado na mensuração de postagens de diversas Hashtags de moedas variadas, analisando a velocidade e número de interações que elas recebem em um intervalo de tempo determinado.

A lógica desse fator do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin, é de que uma taxa de engajamento elevada, ou seja, comentários em redes sociais, significa que o público está com um interesse crescente no Bitcoin, avaliado por eles como um sinal de ganância do mercado.

Índice de Medo e Ganância do Bitcoin

4 – Dominância – Ponderação de 10%

O que chamamos de dominância de uma criptomoeda é qual o percentual que ela representa do volume total negociado no mercado cripto.

No caso específico, a lógica utilizada para o cálculo do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin é de que um aumento da concentração neste criptoativo indica um receio por parte dos investidores, em investir em outras criptomoedas, como as criptomoedas do metaverso e as DeFis.

Isso faz sentido já que o Bitcoin, por ser o principal ativo desse mercado, é considerado como o investimento mais “seguro” entre os criptoativos.

Em raciocínio inverso, quando a dominância do Bitcoin cai, é um sinal que o mercado está mais ganancioso e busca o investimento em outras criptomoedas, buscando uma alavancagem maior.

5 – Tendência de Pesquisas – Ponderação de 10%

O último fator utilizado no cálculo diário do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin é a tendência de pesquisas feitas por determinadas palavras-chave no Google Trends, uma ferramenta que mostra o volume de pesquisas feitas no buscador.

Para isso são feitas pesquisas por palavras-chave clássicas de sentimento de alta e outras que indicam um sentimento de baixa no mercado.

A variação desse volume de pesquisas feitas tanto por expressões que demonstram uma apreensão sobre as cotações do Bitcoin, quanto por expressões que revelam entusiasmo do mercado, é incorporada ao cálculo do índice.

Quando Utilizar o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin

Como você pode ver, o cálculo do Índice de Medo e Ganância do Bitcoin é extremamente coerente e faz uma mistura de fatores técnicos de comportamento do mercado com fontes que revelam o sentimento dos investidores em relação ao preço do Bitcoin.

É importante ressaltarmos que este é um indicador de preço da criptomoeda de curto prazo. Para quem trabalha com trading, é um fator a ser levado em consideração.

Se você trabalha com um horizonte de investimento de longo prazo em criptomoedas, o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin não é tão importante assim, a não ser que você esteja decidindo a hora de entrar ou sair do mercado.

Você pode acompanhar o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin aqui mesmo no Cripto Point tanto na página inicial do nosso portal, quanto na barra lateral de nossos artigos na seção de Análises de Criptomoedas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Análises

Atualização do Ethereum mostrará diversos avanços Esta prevista para o primeiro trimestre desse ano uma nova atualização do Ethereum que trará diversos avanços na plataforma que ocupa o segundo lugar em dominância do mercado, ficando atrás somente do Bitcoin. A Ethereum...

Mais Lidas em Nesta Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações