InícioAnálises de CriptomoedasO Que é Staking Modular

O Que é Staking Modular

Veja neste artigo o que é Staking Modular, um novo conceito em exchanges descentralizadas que vem para aprimorar a remuneração de operações de Staking de criptoativos

O Que é Staking Modular e Como Funciona

Se você ainda não sabe o que é Staking Modular, pode estar perdendo uma das grandes novidades do mercado de DEFIs, que pode promover uma transformação no mercado.

Quem já atua há algum tempo no mercado, já está familiarizado com as operações de Staking de Criptomoedas, mas essa é uma modalidade nova, que promete deixar o mercado mais justo.

Podemos chamar o Staking Modular de uma novidade no universo de criptomoedas, pois o conceito atribui ganhos diferentes a depósitos que são feitos nesse tipo de operação.

A novidade foi lançada originalmente pela Trader Joe, através do seu token que tem como plataforma a Avalanche – AVAX e apresentou uma alta significativa desce seu lançamento, subindo 58% só na primeira semana.

Pode até parecer um movimento de “hipe” de criptomoedas, mas o fato é que o conceito de Staking modular fez com que a Trader Joe tivesse uma valorização superior a outras iniciativas já consolidadas no mercado.

Outras DEFIs, como a Serum, Uniswap e PankakeSwap tiveram uma valorização bem menor neste período.

Em entrevista à CoinDesk, o chefe de pesquisas da IntoTheBlock, Lucas Outumoro afirmou que toda essa pressão compradora sobre o token se deve ao fato do Staking Modular ser uma grande inovação no mercado de DEFIs.

A grande novidade desse token é que ele oferece três formas diferentes para os investidores que desejam transformar suas posições em criptomoedas em um investimento com rendimentos fixos por um determinado período.

Vamos ver então o que é Staking Modular e como essa nova proposta de criar uma renda passiva com criptomoedas funciona.

O Que é Staking Modular e Como Funciona

Staking Modular x Staking Tradicional

Antes de entrarmos em detalhes sobre o que é Staking Modular e como esse tipo de operação funciona, vamos deixar claro o que é uma operação de Staking.

O Staking tradicional consiste em alocar uma determinada posição de criptomoedas em uma blockchain por um determinado período dando liquidez ao mercado, em troca de uma remuneração por esse empréstimo de ativo.

Muitos investidores usam o Staking para gerar uma renda passiva com criptomoedas, alavancar os seus ganhos e em momentos de queda do mercado, reduzir seus prejuízos. Para saber mais sobre como funciona o Staking tradicional, clique aqui.

E comum no universo das DEX – Decentralized Exchanges, a valorização da moeda através do uso de parte de suas receitas, para remuneração dos investidores em seus tokens, como uma forma de recompensá-los pelo fornecimento de liquidez ao mercado.

O problema é que muitos analistas afirmam que na verdade isso não acrescenta valor às criptomoedas, mas apenas evita que os investidores vendam suas posições no mercado, fazendo com que o preço caia.

Para estes analistas, o aumento de valor deve acontecer através da real utilidade do token, ou seja, um aumento nas opções de uso do token em si, e de sua modularidade.

É justamente aí que entra o conceito de Staking Modular. A proposta de Trader Joe é justamente fazer essa divisão de rendimentos de forma clara e transparente.

Como Funciona o Staking Modular

O Staking Modular, proposto pela Trader Joe consiste em dividir o sistema em três pools distintos que também poden ser acessados por tokens específicos:

    • rJOE
    • sJOE
    • veJOE

Os usuários conseguem ter acesso a cada uma dessas moedas fazendo um depósito do token da Trader Joe.

Resumidamente, o Staking Modular vai permitir aos usuários escolherem entre três pools de staking, ou fazerem combinações desses pools.

Na verdade, o JOE é um gateway para a plataforma de pré-venda lançamento Rocket Joe, que dá liquidez e contribui para a formação de preços de novos projetos na blockchain da Avalanche.

A plataforma Rocket Joe foi lançada no dia 1/02/2022 e nela os usuários podem fazer staking de JOE para rJOE e depositar rJOE em um pool de investimentos, recebendo em troca tokens dos projetos que serão lançados.

A Trader Joe pretende lançar no final do mês os tokens sJOE e veJOE que permitirão aos usuários fazerem staking sendo remunerados com uma parte da receita da Exchange.

Segundo nota da empresa, o Staking Modular fará com que os investidores de veJOE vão conseguir aumentar a remuneração por proverem liquidez ao mercado em mais de 150%.

O que a Trader Joe fez com sua proposta de Staking Modular foi dividir o staking em rendimentos impulsionados, taxa de protocolo e acesso à plataforma de pré-venda, que em casos similares, ficavam todos unidos em torno de um mesmo token.

O conceito de Staking Modular é realmente uma inovação em termos de exchanges descentralizadas, mas como o lançamento ainda é recente, é preciso avaliar o seu potencial de rendimento real.

A Trader Joe terá que enfrentar concorrentes já estabelecidos como a SushiSwap, PancakeSwap e Curve. É um mercado extremamente competitivo e por isso será preciso acompanhar de perto a sua performance.

Um indicador muito usado ao fazer a análise de uma criptomoeda, a Capitalização do Mercado, será um ótimo indicador de performance neste caso.

O Staking Modular é um importante avanço no processo de desenvolvimento das exchanges descentralizadas e nós aqui no Cripto Point vamos acompanha de perto sua evolução.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei bastante da explicação sobre o Staking Modular. Existem outras criptomoedas que permitem esse tipo de operação.

    • Olá Newton

      Obrigado pelo feedback sobre a nossa matéria explicando o que é Staking Modular. Ainda não existem outras criptomoedas que permitam esse tipo de operação, mas caso o projeto tenha uma boa aceitação, é de se esperar que tenhamos o surgimento de outras criptomoedas adotando esse tipo de staking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Análises

Atualização do Ethereum mostrará diversos avanços Esta prevista para o primeiro trimestre desse ano uma nova atualização do Ethereum que trará diversos avanços na plataforma que ocupa o segundo lugar em dominância do mercado, ficando atrás somente do Bitcoin. A Ethereum...

Mais Lidas em Nesta Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações