InícioAnálises de CriptomoedasTendência de Baixa do Bitcoin

Tendência de Baixa do Bitcoin

A tendência de baixa do Bitcoin vem sendo confirmada a cada semana e deve continuar durante algum tempo, mas mesmo assim, teremos ótimas oportunidades de ganhos a longo prazo com verdadeiras pechinchas que certamente surgirão nesse processo

A tendência de baixa do Bitcoin deve continuar

A tendência de baixa do Bitcoin iniciada logo após ter atingido a máxima de U$ 67.566 em 11/7/2021 parece que ainda tem um longo caminho pela frente.

A aversão ao risco e a exaustão do movimento de alta que tivemos no primeiro semestre do ano na Bitcoin – BTC, fez com que o mercado ficasse bastante pesado.

O ponto decisivo desse mercado de baixa foi o grande sell-off ocorrido dia 4/12, quando em poucos minutos o Bitcoin caiu de forma violenta chegando a bater U$ 46.581.

Desde então, o Bitcoin recuperou um pouco, mas estava nítida ali a tendência de queda para os próximos dias, que veio a se confirmar durante a semana.

Teve início então não apenas uma realização como era esperado, mas sim confirmação da inversão de tendência. Podemos dizer que do ponto de vista da análise gráfica, a tendência de baixa do Bitcoin deve continuar ainda por algum tempo.

O gráfico do Bitcoin mostra linhas de tendência de baixa claras

A linha de tendência de baixa do Bitcoin é bem clara no gráfico acima, tendo durante essa semana uma resistência muito clara no gráfico de 1 hora, no nível de U$ 46.581, ponto que desde então passou a ser um importante nível de suporte a curto prazo.

Tendência de baixa no Bitcoin

Fonte: TradingView

Motivos para a atual tendência de baixa do Bitcoin

Se formos verificar os motivos para a atual tendência de baixa do Bitcoin veremos que podemos classificá-los em três categorias:

    • Uma reação cíclica natural no ativo, que já ocorreu diversas vezes antes;
    • As condições adversas da economia mundial que continua com muitas incertezas;
    • Uma aversão generalizada ao risco.

O Bitcoin tem um comportamento cíclico, como qualquer outro ativo bursátil. No caso do Bitcoin, já tivemos correções como essa no mínimo 5 vezes no passado recente. Por isso, esse novo ciclo de baixa seria natural em função dos ciclos de mercado.

Verificamos um comportamento interessante nos últimos dias. Quando ainda dentro dessa bandeira de baixa que vem se formando no gráfico do Bitcoin quando existe um movimento de baixa nas cotações, o volume negociado é muito baixo, o que indica uma grande desconfiança por parte dos investidores.

Se houver o rompimento da linha de suporte da bandeira de baixa, que está no nível de U$ 47.400, bem abaixo da média móvel, com um incremento no volume negociado, poderemos ter um novo sell-off, como o que vimos na madrugada de sexta para sábado passado.

Neste caso, o novo objetivo nessa tendência de baixa do Bitcoin estaria na faixa de U$ 42.350, onde ele talvez encontre algum suporte.

Do ponto de vista dos fundamentos, a tendência de baixa do Bitcoin parece estar ligada a grande expectativa que anda deixando de cabelo em pé todo o mercado financeiro internacional. Quando o Federal Reserve irá retirar os estímulos à economia americana.

Não se trata de Se, mas Quando isso vai acontecer. As consequências para o mercado financeiro serão relevantes e poderá acabar respingando para o mercado de criptoativos. Mais uma dose de incerteza no ar.

Outro motivo que explica a atual tendência de baixa do Bitcoin é a aversão ao risco que estamos vendo em diversos mercado mundo a fora. O clima de incerteza gerado pela variante Ômicron tem afetado bastante todos os mercados.

Para confirmar a nossa projeção de tendência de baixa do Bitcoin, o Índice de Medo e Ganância do Bitcoin tem passado os últimos dias na área do Medo em função do desempenho do mercado.

Oportunidades e barganhas

Muito embora a tendência de baixa do Bitcoin possa durar ainda um bom tempo, é claro que durante esse período surgirão inúmeras oportunidades para se ganhar dinheiro com criptomoedas.

Acreditamos que em 2022 teremos uma reversão de tendência, e quando isso acontecer, esperamos um mercado bastante otimista e com ótimas oportunidades como o que vimos no fim do ano passado.

Onde estarão estas oportunidades. Bem, as melhores estarão fora do Bitcoin, e deverão se concentrar nas Altcoins, que durante o último movimento de alta do mercado proporcionaram ganhos elevadíssimos.

O destaque deve ficas por conta das criptocoins do metaverso, uma das maiores apostas dos grandes investidores para os próximos anos.

Ativos como Axie Infinity – AXS, Decentraland – MANA, The Sandbox – SAND, Enjin Coin – ENJ e outros na mesma área devem apresentar uma valorização expressiva e bem acima do Bitcoin.

Durante essa tendência de baixa do Bitcoin, esses criptoativos foram prejudicados pela conjuntura das grandes criptomoedas, mas mesmo assim tivemos casos interessantíssimos de criptoativos que foram muito pouco afetados pelo desânimo reinante no mercado financeiro.

Outro destaque devem ser as criptomoedas envolvidas no próprio ecossistema de moedas digitais, diretamente ligadas às DeFi. Podemos colocar nesta lista ativos como a Serum – SRM e a SushiSwap – SUSHI, além de outras que estamos monitorando com atenção.

Reversão de tendência

Ainda é muito cedo para prevermos quando será retomada a tendência de alta no Bitcoin, e as ordens de compra voltarem às exchanges.

Neste momento, em primeiro lugar o preço do Bitcoin precisaria se situar acima do nível de U$ 55 mil no gráfico de uma hora.

Para quem está com um posicionamento de investimento em criptomoedas a longo prazo, não há muito o que fazer, a não ser emprestar sua carteira para dar liquidez ao mercado e faturar com essa operação.

Para quem atua como trader, a tendência de baixa do Bitcoin representa uma boa oportunidade para ganhar dinheiro na ponta de venda da criptomoeda.

Acompanhe a tendência de baixa do Bitcoin e saiba quando esse movimento será interrompido acompanhando nossa seção de Análises de Criptomoedas. Uma boa semana para todos e bons negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Análises

Serum é nova grande aposta em exchanges descentralizadas Para quem não gosta de perder ótimas oportunidades de investimentos em criptomoedas, a Serum – SRM é a nova grande aposta neste mercado. Ainda pouco conhecida da maioria dos investidores, até mesmo pela...

Mais Lidas em Nesta Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações